Este site está otimizado para o Magalhães (Ambiente Windows, resolução 1024 x 600).
Para visualização de todas as funcionalidades é necessário instalar o seguinte software:

Adobe Acrobat

Flash Player 9 ou superior

A equipa do projeto Gulbenkian/Casa da Leitura acredita que os livros e tudo aquilo que eles contêm, começando nas palavras e imagens, contribuem para tornar a vida melhor: pelo que nos fazem sentir ou pensar, por nos alimentarem a imaginação ou entrar na mais enigmática realidade. Acredita ainda que ler é um direito e um prazer que pode ser descoberto com pequenas, mas decisivas, ajudas de outros leitores.

O CATA LIVROS tem por objetivo usar a Internet para aproximar jovens leitores de um conjunto de títulos essenciais da literatura para infância e juventude, com destaque para a produção nacional, num modelo que, sem perder o rigor que o saber científico vem dedicando às questões da leitura, assenta no caráter lúdico e interativo das narrativas e desafios propostos.

O site está dirigido, grosso modo, aos leitores iniciais e medianos, ou seja, àqueles que estarão na faixa dos 8 aos 15 anos. A competência leitora, porém, não depende tanto assim da idade, como se explica aqui: http://195.23.38.178/casadaleitura/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sup_faqs.

Pode descarregar aqui um guia de utilização do site para os mais crescidos(ficheiro zipado). Se não conseguir abrir o ficheiro solicite-nos o envio através do e-mail: ffernando@catalivros.org.

Este site está construído a partir da metáfora de uma casa com as suas salas e saletas, cantos e recantos, caves e sótãos. Pode parecer um labirinto, mas a ilusão não dura muito, pois há atalhos e muitas ajudas. As áreas principais são:

SALÃO SALAMALEQUE
Aqui se encontra, mês após mês, grandes ventanias. Pode começar-se por folhear e ouvir o livro grande do mês e saber mais acerca dos seus autores. Mas há muito mais, como jogos e desafios.

JANELA DE PAPEL
Nesta sala arrumam-se os livros por temas, para que os preferidos se encontrem sem dificuldade.

COZINHÓRIO & LABORATINHA
Descobrem-se aqui as ideias que saltam dos livros, muitas delas dos leitores.

PÁTIO DOS DESATINOS
Jogos e quebra-cabeças para pôr à prova toda a gente.

FALA DE ESTAR
Lugar onde se pode conhecer melhor quem anda a inventar aventuras e personagens com palavras e imagens.

SÓTÃO DA LIVRALHADA
Neste recanto estão alguns dos filmes que passaram no salão salamaleque e agora aqui se conservam.

Os textos do CATA LIVROS obedecem ao novo acordo ortográfico. Assim, as respostas dos utilizadores aos desafios propostos serão revistas, podendo daí resultar algumas diferenças em relação ao texto que nos foi enviado.

As emendas aos textos enviados pelos nossos leitores serão reduzidas ao mínimo, ainda que, num caso ou noutro, os erros óbvios sejam assinalados.

O trabalho desenvolvido em torno dos livros que se apresenta nas modalidades Folhear, Em Voz Alta, Irrequieto e nos Jogos tem a devida autorização das editoras e dos seus autores.

Consideramos automaticamente cedidos os direitos para a publicação dos textos e imagens que nos forem enviados pelos leitores do CATA LIVROS.

Não nos responsabilizamos por eventuais usos indevidos, levados a cabo por terceiros, das imagens publicadas.

O utilizador reconhece que o CATA LIVROS é acedido por um número extenso de utilizadores, não podendo ser exigida a monitorização constante do mesmo por parte da equipa Gulbenkian/Casa da Leitura, nomeadamente no respeitante ao controlo de vírus, bugs, worms, trojans, scripts ou outros códigos ou programas contendo capacidades destrutivas ou prejudiciais aos sistemas informáticos dos utilizadores. A Gulbenkian/Casa da Leitura não poderá ser responsabilizada por eventuais prejuízos ou danos que surjam em consequência do uso do CATA LIVROS e dos seus conteúdos pelo utilizador, e do acesso ao computador e sistema informático do utilizador por terceiros.
 
A utilização dos conteúdos do CATA LIVROS é livre e estimulado, desde que citada a fonte (exceto nos casos devidamente indicados).