A Árvore das Patacas e Sementes de Macarrão, Luisa Ducla Soares, Joana Alves.
Desafio: Sementes de patacas

Conta a lenda que os frutos da árvore das patacas são diamantes e ouro, e, portanto, quem a encontrar fica rico. Desafiamos-te a investigar sementes de outras árvores. Agora imagina como seria a semente de uma árvore das patacas. Desenha essa semente e a respetiva árvore das patacas e envia-nos o resultado para o publicarmos. Já sabes: desenha como quiseres, com canetas de feltro, lápis de cores, guaches, colagens, tinha da china, etc.

COMO PARTICIPAR
Faz a tua ilustração numa folha A4, digitaliza-a, grava-a como ficheiro jpg e envia-a para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M04_de_sementes_patacas. Sem estes elementos a tua ilustração não será considerada. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Casa de Férias do Senhor Valéry, Gonçalo M. Tavares, Rachel Caiano.
Desafio: Uma alegre casinha

O senhor Valéry «tinha uma casa sem volume onde passava férias», e em que existiam apenas uma porta e uma fachada. Depois de muito pensar, concluiu que melhor ainda que uma casa sem volume seria ter uma casa com quatro portas juntas, para poder repousar sentado no seu centro sem ter de pensar em nada. Mas será assim tão bom passar férias numa casa com uma só divisão e muito pouco espaço para estar? Desenha uma casa de férias nova para o senhor Valéry, mas assegura-te de que é diferente e original, porque este senhor não se contenta com coisas comuns…

COMO PARTICIPAR
Faz a tua ilustração numa folha A4, digitaliza-a, grava-a como ficheiro jpg e envia-a para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M08_de_alegre_casinha. Sem estes elementos a tua ilustração não será considerada. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Casa do João, João Manuel Ribeiro, João Vaz de Carvalho.
Desafio: O João

Este livro abre as páginas de par em par para te deixar entrar na casa do João, conhecer todos os que nela habitam e também alguma da vizinhança. Ora acontece que as personagens são tantas que acabamos por ficar a saber pouco sobre o nosso anfitrião. Talvez seja boa ideia dedicar-lhe um poema e és tu quem o vai escrever. É certo que mal o conheces, mas sabes, por exemplo, com quem vive e que tem muitos bichos em casa. Junta as pistas que o livro te dá à tua imaginação e alma de poeta e inventa o João!

COMO PARTICIPAR
Escreve o teu texto no computador, dá-lhe um título, guarda-o como ficheiro Word e envia-o para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_LM28_tx_o_joao. Sem estes elementos o teu texto não será considerado. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Cavalo no Tempo, Luísa Ducla Soares, Teresa Lima.
Desafio: Colecioneiro

O poema «a lapiseira», que podes ler neste livro, fala de um objeto que a poeta muito estima e sem o qual não pode viver, que é, precisamente, a sua lapiseira. Também tu deves ter muitos objetos que te acompanham todos os dias, em dias especiais ou de viagem, de que gostas muito. Por isso mesmo queremos conhece-los! Reúne alguns dos teus objetos preferidos, como brinquedos, livros, a caixa de aguarelas com que pintas muitos desenhos, os sapatos de que mais gostas ou acessórios que te façam sentir feliz. Coloca-os numa disposição engraçada, fotografa-os e envia-nos o resultado.

COMO PARTICIPAR
Faz a tua fotografia, passa-a para o computador e envia-a para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M24_ft_colecioneiro. Sem estes elementos o teu trabalho não será considerado. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Cerejeira da Lua e Outras Histórias Chinesas, António Torrado, Alain Corbel.
Desafio: Viagem à Lua em quadradinhos

Em «A cerejeira da Lua», o primeiro dos quatro contos deste livro, o imperador Meng Uóng e o sábio Tien-o-Tzê viajam até à lua e regressam na mesma noite. A maravilhosa digressão só é possível graças ao forte querer dos dois amigos e acontece entre as páginas 14 e 21. Tudo começa com um bordão de cerejeira e dois pares de olhos fechados… Por se tratar de uma passagem tão bela e visual, o desafio que propomos é que a recries numa pequena banda desenhada. Tanto podes fazer uma simples sequência de desenhos, como incluir algumas frases da história ou contá-la com as tuas palavras.

COMO PARTICIPAR
Divide uma folha A4 em vários retângulos. Escreve a história à tua maneira e distribui o texto pelos retângulos consoante o que queres ilustrar em cada um deles. Preenche esta quadrícula com os teus desenhos. Depois de estar completa, digitaliza a banda desenhada e grava-a como ficheiro jpg. Envia este ficheiro para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M34_hi_lua_quadradinhos. Sem estes elementos o teu texto não será considerado. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Contradição Humana, Afonso Cruz.
Desafio: Contradições a olhos vistos

Deparamo-nos por vezes com pessoas, coisas e situações que não fazem totalmente sentido, ou que se desdizem – são contradições (ou contraditórias). Por exemplo, há, por um lado, senhoras que estão sempre de dieta, mas são muito gorduchas e, por outro, rapazes e raparigas que comem mesmo muito, mas são magrinhos (alguns até fazem dieta para engordar…)! Pensa tu agora numa contradição (ou várias) em que já tenhas reparado, ilustra-a e dá-lhe um título.

COMO PARTICIPAR
Faz a tua ilustração numa folha A4, digitaliza-a, grava-a como ficheiro jpg e envia-a para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M06_de_contra_olhos_vistos. Sem estes elementos a tua ilustração não será considerada. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Crocodila Mandona, Adélia Carvalho, Marta Madureira.
Desafio: Prendas para a crocodila

A crocodila Dalila é dona e senhora dos destinos de todos os bichos que querem atravessar o rio pois só aceita fazer-lhes o jeito se estes oferecerem um presente à maneira. Imagina que és um desses bichos (ou que simplesmente és tu mas não queres molhar os pés), e que te dava jeito uma ponte-crocodila; o que lhe poderias tu ofertar? Escolhe uma prenda original para a Dalila (também podes fazê-la se fores habilidoso), fotografa-a num cenário interessante e dá-lhe um título breve que a descreva.

COMO PARTICIPAR
Faz a tua fotografia, passa-a para o computador e envia-a para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_ M32_ft_prendas_crocodila. Sem estes elementos o teu trabalho não será considerado. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A História do Zeca Garro, Filipe Lopes, Carla Goulart Silva, Bernardo Carvalho.
Desafio: Lar, doce lar

Zeca é um pequeno cagarro que se prepara para fazer uma importante viagem, em cujo destino reencontrará os pais. Consegues imaginar como será o lugar a que ele se dirige? Desenha a paisagem onde Zeca encontrará a sua nova «casa de férias» com os teus materiais preferidos. Não te esqueças de incluir este valente protagonista no teu desenho e podes também colocá-lo na companhia dos pais ou de outros amigos!

COMO PARTICIPAR
Faz a tua ilustração numa folha A4, digitaliza-a, grava-a como ficheiro jpg e envia-o para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_M24_de_doce_lar. Sem estes elementos a tua ilustração não será considerada. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.
Temos 5 livros para oferecer aos autores dos desenhos mais imaginativos.


Envia a resposta para:
 

 
Desafio: Desatinados afinados

Ainda antes de ser uma história, Pedro e o Lobo nasceu como composição musical pela mão do russo Sergei Prokofiev, que queria mostrar às crianças os diferentes sons dos instrumentos. Será por isso que nesta versão é dada voz à flauta, ao oboé e ao fagote, entre outros, que andam cansados de fazer sempre o mesmo papel. Sabemos pelo livro que os instrumentos «vão continuar afinados», mas será «para sempre?» Imagina o que aconteceu às suas vidas depois desta representação atribulada – terá a flauta procurado outro emprego, andarão os bombos a marchar com os músicos dos Tocá Rufar? Cria uma pequena banda desenhada para contar como tem corrido a vida de um ou mais destes instrumentos.

COMO PARTICIPAR
Divide uma folha A4 em vários retângulos. Escreve a continuação da história à tua maneira e distribui o texto pelos retângulos consoante o que queres ilustrar em cada um deles. Preenche esta quadrícula com os teus desenhos. Depois de estar completa, digitaliza a tua banda desenhada e grava-a como ficheiro jpg. Envia este ficheiro para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_LM32_hi_desatinados_afinados. Sem estes elementos a tua história não será considerada. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
A Mãe do Herói, Roberto Malo, F. Javier Mateos, Marjorie Pourchet.
Desafio: Oh mãe…

Dick Van Dyke, valente espadachim, prepara-se para confrontar o credor número 1 do reino – o terrível cavaleiro Negro –, acompanhado da sua querida (e por vezes inconveniente…) mãe. No caminho encontram o senhor Ogro, uma criatura assustadora com a qual, felizmente, fazem amizade. Ogro diz-lhes como chegar até ao cavaleiro Negro, mas aqui no Cata Livros ficamos sem saber o que acontece depois… Conta-nos tu como imaginas que tudo se terá passado. Terá sido atribulada a aventura? Terá Van Dyke encontrado e derrotado o cavaleiro Negro? E a mãe dele, terá ajudado ou dificultado a tarefa?

COMO PARTICIPAR
Escreve a tua receita no computador, guarda-a como ficheiro Word e envia-a para o e-mail indicado.
MUITO IMPORTANTE: no texto do e-mail inclui o teu nome completo, idade, endereço de e-mail e o código do desafio em que estás a participar: et_LM15_tx_oh_mae. Sem estes elementos o teu texto não será considerado. Voltaremos a contactar-te caso o teu trabalho seja um dos selecionados.


Envia a resposta para:
 

 
Voltar atrás
[ 1 - 10 ] de 117     próxima »